Adivinhar a música nunca foi tão divertido

Postado por Poli Quaresma - 08/06/2012 15:51

O jogo testa seus conhecimentos musicais e os dos seus amigos

 

Por Rafael Gloria*

 

Navegando pelo Facebook e o Twitter esses dias comecei a perceber comentários sobre um tal jogo chamado “Song Pop”. Em um primeiro momento não dei muita atenção para as postagens que se queixavam das pontuações, ou pela dificuldade em adivinhar certas músicas. Mais tarde, no Facebook, percebi várias atualizações dos amigos que utilizavam o tal aplicativo, e, então, deixei-me levar pelo hype. Assim como é a característica desses jogos mais casuais e de rede, é realmente muito fácil começar a jogar o “Song Pop”. E, mais fácil ainda, é querer jogar novamente.

 


Song Pop é desafio viciante e insirado em quiz musicais (Crédito: Reprodução/ Facebook)

 

De cara, dá para perceber que a empresa estadunidense FreshPlanet (criadores do aplicativo e também de outro muito famoso, o Draw Something) se baseou naqueles programas de auditório de adivinhar a música a partir de melodias, ou de poucas notas, sucesso por lá na década de oitenta e noventa – e popular por aqui também na figura do programa “Qual é a Música?”  do SBT. Ao se inscrever no jogo, cada usuário tem algumas opções de playlists para iniciar os duelos que são: Classic Rock, 90’s Alternative, Love Songs, Today’s Hits, 80’s Collection e Modern Rap. Inicialmente, podemos perceber uma gama suficiente de canções para abarcar vários gostos musicais. E, conforme o jogador recebe moedas (ele as ganha quando vence duelos), pode comprar outras categorias de músicas como Funk, One Hit Wonder, Country, entre outras.

 

Mas o que faz de “Song Pop” realmente um jogo? Você pode pensar que por ele não estar em uma plataforma como o videogame ou em um software para o seu computador, ele não deva ser considerado um game. Não é por aí. Além de viralizar pelo Facebook, o “Song Pop” é uma aplicação disponível para smartphones Android e aparelhos com o sistema iOS, da Apple. Isto é, ele está em plataformas – mesmo que não em uma daquelas tradicionais. Além disso,trata-se de um jogo, pois ele propõe desafio e progressão. No sentido de que alguém vai vencer o duelo musical e passar na frente, ganhar mais moedas para assim liberar novas músicas (novas fases).



 

Meu jogo no Song Pop, por enquanto mais vitórias do que derrotas...por enquanto. (Crédito: Reprodução/ Facebook)

 

 

E como jogo ele cumpre bem a função lúdica de nos levar para um “outro lugar”, de nos envolver em uma atividade prazerosa e divertida. Ainda que com elementos oriundos do nosso conhecimento, as músicas. E é esse o grande diferencial aqui: trocar experiências musicais entre pessoas de diferentes faixas etárias e gostos. Eu comecei atacando com o 90’s Alternative, porque talvez seja o gênero musical que eu mais curta e conheça. Ao mesmo tempo, sou péssimo em Today’s hits, conhecendo pouquíssimas músicas que tocam na rádio atualmente. Então, o pessoal não precisa se intimidar diante da galera que curte outro tipo de som, pois os duelos variam a cada rodada e você pode escolher o gênero musical que mais tenha seu estilo. A experiência também é válida porque sempre se pode conhecer novas músicas, ir atrás e, de repente, achar um novo músico favorito. 

 

 

Não se sabe o quanto vai durar o hype em torno de “Song Pop”, mas aconselho vocês a jogarem agora e descobrirem mais sobre os estilos de músicas favoritas dos seus amigos!

 

 

*Rafael Gloria é jornalista, editor do site Nonada – Jornalismo Travessia, autor do blog Contagens e um interessado no cultura dos videogames.

Avalie

Comentários

Total: 3 comentário(s)

  • lorran basilio (04/10/2012 19:26)

    muito maneiro sinistro

  • Felipe (29/07/2012 21:16)

    Um cara legal, amante da música!

  • thaynara (18/06/2012 12:28)

    e tao divertido

Comente este post

* Campos obrigatórios